Casa AM

Local
Ibiraquera, Santa Catarina
Ano
2017
Andamento
Projeto executado
Descrição

A residência de 215 m² fica localizada em um condomínio às margens da Lagoa de Ibiraquera, em Santa Catarina. A geometria da casa pode ser descrita como um prisma cujas superfícies dobram-se em diagonais como origamis, gerando profundidade e sombra às fachadas. Esse volume branco e abstrato flutua sobre uma base menor e mais escura.

Os principais ambientes da casa foram organizados no pavimento superior, no qual um vazio central garante a entrada de luz pelos fundos da casa e a privacidade em relação ao vizinho, ao mesmo tempo que se conecta visualmente com um jardim no pavimento inferior. O volume da escada de único lance desenha a geometria da fachada sul e segue, a partir do pavimento superior, para um terraço ao ar livre na cobertura da casa. Com vista para a lagoa, a fachada norte possui painéis de correr com brises metálicos que protegem do sol e obedecem um ritmo de dimensões modulares.

O grande balanço da estrutura traz permeabilidade e flexibilidade ao espaço térreo, que é ocupado por funções mais secundárias e independentes da casa, tais como um ateliê, depósito e garagem. Um muro de tijolos de demolição intercalados cria um pátio privativo para o ateliê. Outra estratégia para aumentar a privacidade do lote de esquina foi aterrar parte do jardim frontal, gerando uma leve topografia na superfície originalmente plana do terreno.

Projeto em parceria com Júlia da Rocha Arquitetura.

Fotos: Eduardo Beltrame