Casa WP_Casa Principal

Local
Governador Celso Ramos - SC
Ano
2018
Andamento
Em construção
Descrição

O projeto, desenvolvido em parceria com o escritório Waca Design (www.wacadesign.com), de Nova York, envolve a construção de três casas em uma área de aproximadamente 4 hectares próxima ao mar, no município de Governador Celso Ramos – SC.

Está sendo proposta uma forma não convencional e mais sustentável de construir, usando materiais locais, como pedra e madeira, além de outras estratégias que minimizem a energia incorporada dos materiais usados ​​na construção civil.

Em particular, o projeto procura evitar materiais de construção convencionais que são grandes contribuintes para as emissões de carbono e aterros sanitários, como concreto armado, asfalto, etc.

Usando uma linguagem estética contemporânea, pretende-se demonstrar que materiais sustentáveis ​​podem ser usados ​​para compor habitações bonitas e confortáveis. Esses materiais naturais exclusivos da área são utilizados de forma mais inovadora e menos óbvia.

O projeto minimizará o consumo de energia por meio de orientação solar adequada, sombreamento, geração de energia, ventilação cruzada, isolamento, dispositivos elétricos e aparelhos eficientes em termos de energia e estratégias relacionadas. É importante salientar que os materiais em consideração serão avaliados para minimizar a energia incorporada e a toxicidade durante a produção, construção e uso, através de uma abordagem de Ciclo de Vida.

Além disso, este projeto procurará manter as edificações dentro da faixa de custo da construção convencional de casas de alto padrão na região, para que seja possível uma reprodução em escala dessas soluções construtivas.

Casa Principal

Disposta em três níveis que acompanham o perfil natural do terreno, a casa é composta por base em pedra, onde estão localizados os quartos inferiores, e três volumes com estrutura e fechamentos em madeira. Os volumes, cada um configurando um ambiente da casa, são rotacionados a cada 18º e enquadram diferentes vistas para a mar. A cobertura também possui inclinação de 18º em relação ao norte, para o maior aproveitamento das placas fotovoltáicas.